Faringe
A faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório. Permite a passagem de ar e de alimentos e comunica com a cavidade nasal, cavidade oral e laringe.
Apresenta cerca de 12,5 cm e pode ser divida em 3 regiões:
-
Rino-faringe ou naso-faringe;
-
Oro-faringe ou buco-faringe;
-
Laríngo-faringe ou hipofaringe.
Nasofaringe
A nasofaringe corresponde à primeira parte da faringe (porção nasal), que se continua com a orofaringe (porção oral), ao nível do palato mole. É a continuação posterior das cavidades nasais e é revestida, tal como a maior parte do trato respiratório superior, por epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado, com células caliciformes secretoras de muco. O epitélio de revestimento é altamente especializado e as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa, uma vez que tanto o muco como os movimentos ciliares retêm partículas provenientes do ar inalado. Por vezes, existem áreas de epitélio pavimentoso, particularmente próximas à extremidade inferior e, mais extensivamente, em fumadores e com o aumento da idade.
A lâmina própria contém algumas glândulas serosas e mucosas, mas a característica predominante é a presença de tecido linfoide abundante associado à mucosa (MALT). Este forma parte do Anel de Waldeyer do tecido linfoide faríngeo, e atua na defesa do organismo contra antigénios presentes nos alimentos e no ar. A maior parte do tecido linfoide nasofaríngeo é difuso, no entanto, existem agregados nodulares maiores, designados amígdalas nasofaríngeas ou adenoides.
Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as trompas auditivas (Trompas de Eustáquio) e duas para o nariz (Coanas). As trompas auditivas ou de Eustáquio são revestidas por epitélio cilíndrico ciliado, com células caliciformes, e são responsáveis por promover a comunicação entre a nasofaringe e a cavidade timpânica, garantindo que as pressões do ar externo sejam igualadas àquelas presentes na cavidade timpânica. Esta comunicação, juntamente com uma falha na função de equilíbrio de pressão da trompa auditiva, permite que vírus e bactérias possam obter acesso ao ouvido médio a partir de uma nasofaringe infetada, causando infeção do ouvido médio.
Orofaringe
A orofaringe corresponde à porção posterior da boca, entre a nasofaringe e a laringofaringe. A nasofaringe e a orofaringe estão separadas incompletamente pelo palato mole, que impede a passagem dos alimentos para a porção nasal da faringe.
A orofaringe é revestida por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.
Laringofaringe
A Laringofaringe situa-se por baixo do osso hioide e por trás da laringe, abrindo-se na laringe e no esófago.
É revestida por epitélio pseudoestratificado na margem de continuidade com a laringe e pavimentoso estratificado na margem de continuidade com o esófago.